A norma NR 12, publicada em 1978 se tornou, a norma mais importante no sentido de regulamentação quando o assunto é segurança e qualidade do trabalho no Brasil. Esta diz respeito à utilização e revisão das máquinas e equipamentos perigosos contidos em uma linha de produção. Por isso, é fundamental que todos os envolvidos em linhas de produção ou empresas com máquinas de risco tenham conhecimento da NR 12.
Além disso, esta norma não apenas auxilia a reduzir os riscos de acidentes e promover o bem-estar dos colaboradores, mas também evita que a empresa tenha gastos desnecessários. Como ineficiência dos processos produtivos devido ao mau uso e à falta de revisão dos equipamentos e também multas que podem chegar a 50 vezes o valor da máquina.
A NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil. Além de tudo, esta é uma das normas mais extensas entre as 36 normas regulamentadoras da Consolidação de Leis Trabalhistas.